
Do ‘home sweet office’ à Casa Cor: a história da Minimal Design
+
A Minimal Design nasceu com a missão de humanizar escritórios, mantendo design, personalização e conforto como prioridade. Hoje, está presente em empresas gigantes e continua com um pé na Baixada Santista, de onde vem parte da inspiração da marca.
Você já parou para pensar no quanto o ambiente em que você trabalha influencia o seu humor, produtividade e até a forma como você se relaciona com outras pessoas? A Minimal Design nasceu justamente dessa percepção. Hoje, a marca leva um pedacinho dessa filosofia para escritórios, estúdios, espaços colaborativos e empresas de todos os portes no Brasil e fora dele.
Criada em 2016 com a ideia de “Home Sweet Office”, a empresa tinha um objetivo ousado: transformar ambientes corporativos em lugares nos quais as pessoas realmente se sentissem em casa. O desafio inicial estava em criar móveis de design diferenciado com preços competitivos em um mercado no qual, muitas vezes, o que conta é apenas o custo.
A assinatura da Minimal
Com um showroom de móveis corporativos em Santos e fábrica em Barueri, a Minimal Design tem suas raízes em uma história familiar que atravessa duas gerações e busca honrar essa tradição, ao mesmo tempo que olha para o futuro. O grupo começou sua trajetória em 1994 com o propósito de criar e comercializar mobiliário de escritório, seguindo a crescente popularidade dos computadores portáteis no Brasil.
Hoje, a vibe é bem diferente. Quando se fala de arquitetura para trabalho, é impossível não levar em conta o bem-estar, a experiência e a produtividade.
Com a fusão, em 2020, com a indústria Candall, a Minimal ampliou ainda mais sua linha e o time de design.
O que a Minimal faz é alfaiataria de móveis corporativos.
Esse conceito quase artesanal de trabalho dá a cada projeto uma visão única e com identidade, sempre respeitando a demanda por praticidade.
Design único, soluções personalizadas e um olhar atento ao bem-estar no uso de cada peça, desde mesas e cadeiras até as cabines acústicas que parecem saídas de um filme futurista (e que já são sucesso absoluto aqui no Juicyhub.).
“Na Minimal, o design vem em primeiro lugar. Criamos ambientes bonitos e confortáveis, que sejam funcionais e tragam qualidade de vida para quem está ali todos os dias”, reforça Eduardo Martinhão, um dos sócios.
Flexibilidade pra trabalhar melhor
O universo corporativo mudou – e muito. Hoje, tecnologia e dinâmica de trabalho fazem com que empresas precisem adaptar seus espaços com frequência. E a Minimal acompanha esse movimento.
“É uma tendência global. Os lugares mudam e nós precisamos ser parte disso, oferecendo móveis capazes de se reinventar junto com o cliente.”
Não à toa, grandes empresas do Brasil e do mundo, como Nubank, Disney, Hospital Sírio-Libanês e até o Juicyhub, optaram por trazer um pouco dessa estética e funcionalidade para seus escritórios. Um reconhecimento que mostra o peso da marca, mas que, segundo os empreendedores, vale para empresas de todos tamanhos.
Por isso, o mobiliário atende ambientes executivos, operacionais, salas de reunião, recepções, call centers, entre outros, com peças ergonômicas, bonitas e com qualidade. A filosofia vai além do funcional, pois o design é uma expressão cultural e emotiva de criatividade e conexão.
Mas dá pra casar beleza e eficiência?
Para eles, a resposta é sim. Primeiramente, vem um layout funcional e bonito. Depois, começa o trabalho de integrar eletrificação, conexões e iluminação que harmonizem com o restante. É esse cuidado que vai dar origem a um lugar onde as pessoas querem estar.
Um hit
Se teve um momento que marcou a trajetória da Minimal, foi o lançamento das cabines acústicas no Brasil.
“As pessoas duvidavam que daria certo. Um ano depois, veio a pandemia, as vídeo chamadas viraram rotina e nossas cabines explodiram em demanda. Hoje, consideramos esse o nosso maior sucesso.”
A Minimal já pensa na Casa Cor 2026, evento para o qual pretende revelar seus próximos lançamentos. Além disso, o foco de expansão hoje é voltado à exportação para América do Sul e Central, levando o design brasileiro para outros países.
Para os empreendedores, cada detalhe conta.
“Um ambiente bem pensado vai muito além de ser bonito. Ele molda comportamentos, melhora desempenho e cria sensações. É um motor invisível que impulsiona a vida das pessoas sem que elas percebam.”
Texto por Flávia Saad
Contato flavia@juicysantos.com.br